domingo, 22 de abril de 2012

Código de Ética que se aplica ao Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Câmara Escura


O código de ética estabelece os fundamentos e condutas éticas necessárias a boa prática das profissões do Tecnólogo, Técnico em radiologia, Auxiliar de Câmara Escura e confere direitos e deveres correlatos a estes profissionais. Também rege sobre a relação entre profissional-paciente, profissional-profissional, profissional-empregador e sobre o sigilo que o profissional deve ter.
Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas. Acesse aqui.

Código de Processo Ético. Acesse Aqui.


Supervisor de Aplicação das Técnicas Radiológicas

Todo Serviço Radiológico deve possuir um Supervisor de Aplicação das Técnicas Radiológicas, Tecnólogo ou Técnico em Radiologia, registrado no conselho regional, sob pena de multa pelo descumprimento. A supervisão deve ser dentro da jornada legal de trabalho do profissional. O SPTR, tem a função de supervisionar e orientar a aplicação das técnicas radiológicas, conferir escalas do serviço para verificar se atenderá ao plantão, informar sobre condições de equipamentos, orientar e exibir relatório mensal de dosimetria, é responsável por estágio dos técnicos ou tecnólogo em radiologia, frequência de alunos nos estágios, condições dos materiais e espaço físico, uso de acessórios de radioproteção e organização em geral.

Resolução do Conter nº11/2011 Acesse aqui.

NR 32 MTE - Norma rege sobre Profissionais Gestantes no serviço de radiodiagnóstico, serviço de proteção radiológica, equipamentos, resíduos e muito mais.




Profissional Gestante na Radiologia

32.4.4 Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiações ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatível com seu nível de formação.

32.4.6 Cabe ao empregador:
b) manter profissional habilitado, responsável pela proteção radiológica em cada área específica, com vinculação formal com o estabelecimento;

d) manter no registro individual do trabalhador as capacitações ministradas;
e) fornecer ao trabalhador, por escrito e mediante recibo, instruções relativas aos riscos radiológicos e procedimentos de proteção radiológica adotados;





Brasão da Radiologia e Juramento

Os profissionais das técnicas radiológicas carregam um símbolo muito bonito e bem elaborado em seus jalecos. Porém, o significado, muitos desconhecem. Aqui vai o símbolo e o significado de cada elemento presente, bem como juramento.


a) TRIFÓLIO - representa o símbolo internacional indicativo da presença de radiação ionizante, com a qual labutam os profissionais das técnicas radiológicas.

b) BASTÃO - representa o poder daquele que tem a formação profissional o conhecimento técnico e científico das aplicações das técnicas radiológicas.

c) SERPENTE - representa a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia.

d) ÁTOMO - aqui apresentado em sua forma espacial, representado a energia, em todas as suas formas, simbolizando a aplicação da mesma em outras áreas nas quais atuam o profissional Tecnólogo e Técnico em Radiologia.

e) RODA DENTADA - simboliza as áreas industriais, cuja atuação cabe também ao profissional das técnicas radiológicas.

f) ANO DE 1985 - representando o ano em que foi regulamentada a profissão (Lei nº 7394/85).
"A grandeza de nossa profissão se revela quando contribuímos para melhorar a qualidade de vida dos seres vivos. Por acreditar nesse processo, que prometemos honrar a Radiologia exercendo nosso ofício com sabedoria e dignidade.

Juramento:


"Procuraremos nos dedicar permanentemente ao aperfeiçoamento de nossos conhecimentos técnicos e científicos, auxiliando na promoção do bem estar da humanidade e seguindo com confiança, coragem e coerência nosso ideal que agora se chama profissão".

"Prometemos, ainda, jamais esquecer que a vida é a nossa prioridade, sendo merecedora de todo nosso respeito e carinho, sempre nos orientando a partir dos preceitos éticos e legais da nossa profissão.
Esta é a nossa vontade, este é nosso Juramento."

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Causas Julgadas sobre Insalubridade, Periculosidade e Jornada de Trabalho


Esta matéria é um pouco polêmica. Que todos os técnicos de radiologia tem direito, disso sabemos. O que tem de empregador não querendo pagar, não é brincadeira! Até o Estado faz vista grossa para cumprir com estes direitos. Lema do Estado: "Devo não nego, pago se entrarem na justiça"! Estes direitos estão em lei e são garantidos pelo entendimento da Justiça do Trabalho.




sexta-feira, 6 de abril de 2012

Técnicos em Radiologia aderem a paralisação da Rede Fhemig

Nesta última Quarta-feira, 04 de abril de 2012, profissionais das mais diversas áreas aderiram a paralisação em toda rede Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), que é formada por mais de 10 hospitais só aqui em Belo Horizonte. A unidade de Diagnóstico por Imagem do HPSJXXIII e demais hospitais ficaram em escala reduzida. A avenida Alfredo Balena, na área hospitalar, foi interditada pelos manifestantes durante algum tempo até a chegada da polícia, que  negociou a interdição apenas em meia pista. Os funcionários seguiram em carreata até a administração geral da Fhemig, lá fizeram assembléia e montaram uma comissão, com integrantes de cada setor da saúde(01 Técnico em Radiologia, 01 Fonoaudiólogo, 01 Psicólogo, 01 Enfermeiro, 01 Técnico de Enfermagem, 01 Farmacêutico, 01 Técnico de Farmácia etc), para entrarem e negociarem reajuste salarial com o presidente da Fhemig, porém ele estava ausente, e as pessoas foram recebidas pela Srta.Flávia da administração e gestão de pessoas. A Asthemg (Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais) foi quem organizou a paralisação. O que motivou a paralisação, foi que apenas os médicos receberam 65% de aumento neste ano, enquanto que as outras categorias não receberam nada. A luta é pela igualdade de direitos. As péssimas condições de trabalho também foram relatadas nesse dia à administração Geral da Rede Fhemig, bem como a ausência de pagamento de adicional de insalubridade, adicional noturno e abono de urgência. A luta continua e o estado de greve pode ser estabelecido após reuniões do dia 09/04 e 12/04.

domingo, 1 de abril de 2012

Aconteceu no Serviço Público em 2011!

Funcionários de um hospital de grande circulação em Minas Gerais filmam situação desumana no setor de tomografia computadorizada. Mesa do único tomógrafo em funcionamento estava a 1ano estragada, não abaixava para ficar no mesmo nível que as macas, e os técnicos (de enfermagem e de radiologia), tinham que levantar os pacientes com a força do braço para colocá-los na mesa do aparelho de TC. Esta situação gerou vários afastamentos do trabalho, devido as dores de coluna constante e o peso que os funcionários pegavam. Estas pessoas denunciaram a situação para vários órgãos competentes e até planejaram compraram bolo, balões, refrigerantes e salgadinhos para "comemorarem" o aniversário da mesa estragada. 

Situações como esta devem ser denunciadas para sindicatos, Ministério Público, Delegacia do Trabalho, Conselhos Regionais e Nacionais. Os profissionais devem se unir, através de orientações destes órgãos, e se organizarem para tomarem a melhor decisão em caráter emergencial, já que gerentes e diretoria não procuram resolver tal problema, pois, afinal, não são eles que estão na linha de frente! Só tomam alguma atitude quando todos decidem parar e cruzar os braços ou quando o pior acontece. Infelizmente esta é a situação que muitos passam todo dia em muitos serviços públicos de saúde. É a "saúde" no nosso Brasil.